top of page

Lua Minguante, Outono - Fase Lútea e Praticas de Yoga

  • Foto do escritor: Gabrielle Costa
    Gabrielle Costa
  • 22 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Tempo de começar a ir para a caverna, as luzes do planeta diminuem, as noites começam a ficar mais longas, as folhas vão caindo e animais vão recolhendo comida e se preparando-se para o inverno, e observar a lua minguando nos céus.



O outono interior pode ser um ótimo momento para clareza e conexão com o que realmente tem valor, onde somos desafiados a assumir total responsabilidade perante nosso ser e suas necessidades, exercendo autoridade perante si e alinhando-se a nossa verdade interior, exercendo poder em nossas vidas com sabedoria, sabendo dizer não e direcionar nossa energia.


FASE LUTEA


Depois da energia de expansão do verão, reduzimos a intensidade, voltamos para dentro, buscamos catalisar a energia interior e reencontrar nossa verdade. A energia começa um movimento descendente ate a chegada da menstruação, fase de saber dizer não, recusar o que for necessário para conseguir ter tempo de qualidade consigo mesma.

O nivel de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona, corpo começa a ficar mais inchado, pesado, ate mesmo mais dolorido em certas areas, sinalizando a necessidade de voltar-se para dentro e descansar, com essa mudança de hormonios somos alteradas emocionalmente tambem, a mente pode ficar mais confusa, irritada, nervosa e esquecida, a queda de estrogenio pode trazer um mal-humor,tristeza e desanimo a necessidade de maior quietude e menos ou mais libido.

A pele muda, o brilho pode diminiuir e acnes aparecerem, assim como o cabelo que perde tambem um pouco de seu brilho, o sono pode ser alterado, ficamos mais sensiveis ao frio e calor, podemos querer comer mais doces, mais sede e alterações gastrointestinais.


Como descrito acima fica claro quantas mudanças passamos e como abrupta essa queda de hormonio pode ser, demandando maior atenção e consciencia.


Associado ao arquetipo da feiticeira, momento de realizar as alquimias em nosso ser e vida ao empoderar-se e gerenciar a forte energia no interior.




Assim como na natureza, o outono é um momento para refinar, discernir e reunir o necessário para o inverno. A intensidade interna parece aumentar, você pode ter menos paciência e mais críticas em relação a si mesmo e aos outros, podemos sentir exaustão, muitas vezes por ceder em excesso a pressões e estímulos externos, porem ao ser compreendida e vivenciada, honrando a sabedoria interna, pode ser um tempo de recuperar a energia e concentrar-se com maior clareza, ser uma oradora da verdade interior ao aliar-se ao critico interno, mensageiro de nossa sabedoria e necessidades interiores, que ao invés de minar nossa confiança, esperanças e sonhos pode nos ajuda criar limites necessários para a saudável expressão do eu.


Primeiramente esse critico pode causar perturbações internas ou nos mostrar algo que não gostariamos de ver, ou alguma mudança que não queremos realizar, muitas vezes na fase lutea é onde aparecem traumas e padrões gerados durante toda a vida, e cada vez que isso ocorre ~e uma chance de mudar e ressignificar situações passadas.

Nossa tarefa é escutar esses questionamentos internos, usar do desconforto inicial para descobrir o que pode ser aperfeiçoado em nossas vidas e interiormente, escutando também emoções e as necessidades do coração para manter o brilho interior e da vida.




PRATICAS DE YOGA para esse periodo

Praticas de yoga para a nutrição, soltura e purificação, começamos a evitar invertidas e preparar para maior quietude com movimentos gentis, ritmados e suaves, explorando sakti bhandas, asanas e respirações para trazer alinhamento e equilíbrio ao útero e hormônios e dissipar energias estagnadas, utilizando-se de praticas para também aliviar possíveis dores e tensões do corpo e confusões da mente, focando nas series de liberação de pavanamuktanasana, ajudando também na mudança de humor e equilíbrio emocional e encontrando espaços para mais descanso e entrega ao relaxamento.


Ja temos aqui no blog uma pratica disponivel, para aliviar as tensões, para paraticar, clique aqui


Para saber mais sobre a Serie Corpo Natureza acesse a primeira publicação , clicando aqui.


Inscreva-se para receber novos conteudos e novidades da comunidade, clicando aqui


Conheça mais da comunidade clicando aqui , e sobre Gayatri Yoga, clicando aqui.


Comments


bottom of page