Prana - A Energia Vital
- Gabrielle Costa
- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago. de 2023
O Prana é para o Yoga o que a eletricidade é para nossa civilização, o que traz energia a nosso corpo e vida, a soma de toda energia contida no universo. O Universo é composto de Akasha, o Eter Cosmico e Prana, Energia.
Quando Prana atua sobre Akasha nascem todas as formas da materia.
Prana em maiúsculo significa a energia cósmica, enquanto prana em minúsculo são suas manifestações. Tudo que se move é manifestação de Prana, graças a prana o vento sopra, o fogo queima, as aguas fluem, e a semente frutifica, o prana é universal, existimos em um oceano de prana.

A agua, o ar, os alimentos, raios solares são veículos para o prana, que é o nosso verdadeiro alimento. A energia que controla o coração é da mesma natureza que a do relâmpago, manifestações de prana, a força vital e não domesticada.
Tudo que vive no imenso oceano constituído pelo mundo material, tudo que vive, desde a célula mais humilde ate a mais evoluído é uma torvelino organizado de energia, sendo o prana a energia que anima e move todas essas formas. O prana acompanha a vida desde sua origem, a conserva e flui junto a ela.
Nossos principals órgãos de absorção de prana são: os terminais nervosos das fossas nasais, alvéolos pulmonares, lingua e pele. Os 2 primeiros recebem o prana do ar, junto a um mundo de sensações e mensagens, e a lingua recebe o alimento, o prana condensado do sol, sendo o sabor a indicação da presença do prana, durante o tempo que o alimento tem sabor, ainda tem prana, por isso também ~e recomendável mastigar ate não sentir mais o sabor do alimento. E a pele recebe, ventos, aguas e principalmente o sol em prana.
O prana pode obedecer ao pensamento, o pensamento concentrado permite absorver maiores quantidade de prana, dentro do yoga vemos aqui uma união do Hatha Yoga com Raja Yoga, ja que é a mente quem pode dirigir voluntaria e conscientemente a absorção, armazenamento e distribuição do prana no corpo humano dentro das praticas e momentos.
Respirar com atenção e reverência é honrar o prana, o poder da própria vida. A respiração humana ocorre em sua maioria de forma inconsciente,muitas pessoas pouco reparam em sua dança de inalar e exalar. E assim, por falta de atenção e neglicencia ao poder de vida, a força de nossa natureza pode atrofiar dentro de nos, nos cansando, nos tornando doentes, apáticos, ou infelizes por falta de energia vital, quando deixamos de notar os ritmos de nosso ser, respiração e prana, o poder que nos sustenta, gradualmente vamos perdendo também o acesso a nosso real natureza.
Para conhecer e experienciar mais sobre Prana, Pranayama e Sakti Prana e Yoga conheça nossa comunidade e venha praticar Gayatri Yoga
Namaskar,
Gabrielle
FONTES: Pranayama A La Serenidad Por El Yoga de Andre Van Lysebeth e Yoni Shakti: A woman's guide to power and freedom through yoga and tantra de Uma Dinsmore-Tuli
Yorumlar